Este ano, a organização do festival convidou Júlia Côta, neta de Domingos Côto, o criador do “Galo de Barcelos”, a desenhar os 5 Galos que serão atribuídos no âmbito da Competição Oficial e da homenagem ao actor Rogério Samora.
As peças feitas de argila, terão fundo dourado e serão decoradas segundo os gostos da artista. Beneficiam de grande valor histórico/cultural uma vez que para além da sua autenticidade e exclusividade, estão a ser produzidas pela última descendente do inventor do famoso “Galo de Barcelos”, uma vez que os seus próprios descendentes não tencionam dar continuidade a esta arte.
70 anos de idade, mãe de 7 filhos, filha da ceramista famosa Rosa Côta, Júlia Côta entrou cedo na arte da argila, ajudando a mãe em seus trabalhos e aprendendo com ela as técnicas e as inspirações deste tipo da arte. Modelando a vida na argila, e dando rédea livre à imaginação para produzir figuras do burlesque, animais, retratos e figuras religiosas, geralmente reinterpreta-as numa mistura do respeito e imaginário, ou em representação de cenas do trabalho e do jogo da vida rural.
Sem comentários:
Enviar um comentário